Tecnologias para melhorar a qualidade de vida

Tecnologias para melhorar a qualidade de vida

Qualidades que o surpreenderão. É possível reconhecer, facilmente, uma boa tecnologia, pois é uma vantagem real. Mas em relação a uma janela, é mais difícil, pois não se vê de fora as suas tecnologias. No entanto, em breve, poderá verificar a maior eficiência energética, a grande facilidade de uso e a protecção anti-intrusão das suas janelas.

Powerdur® inside

A 1ª janela sem aço: Tecnologia Powerdur® é a variante do plástico Ultradur® High Speed em fibra de vidro especial que estabiliza os perfis a partir do interior e torna qualquer tipo de reforço metálico adicional desnecessário. Criada no nosso departamento de I+D+i, em parceria com a BASF, obtém valores de isolamento energético significativamente melhores do que com o uso do aço: Uf = 0,87 W/m²K (1) Uw = 0,67 W/m²K melhor variante possível (2) (1) com vidros triplos padrão Ug = 0,7 e Psi = 0,040 W/mK (2) com vidros triplos Ug = 0,5 e Psi = 0,030 W/mK + espuma no interior.

Durabilidade e leveza. As caixilharias fabricadas com perfis com powerdur® melhoram e garantem a estabilidade, prolongando a vida útil e são até 20% mais leves do que as janelas convencionais, facilitando a sua colocação e as suas consequentes poupanças no transporte.
Melhoria dos custos de produção. A substituição de elementos metálicos por powerdur® permite diminuir os custos de produção, especialmente nesta altura de grande volatilidade no preço do aço.

Compromisso com a economia circular. Com uma melhoria significativa do impacto ambiental, na Aluplast demos mais um passo importante na reciclagem: os perfis podem ser reciclados a 100%. No sistema de reciclagem, a mistura granulada feita de PVC e powerdur® pode ser separada de ambos os materiais e é devolvida ao ciclo de produção várias vezes sem sacrificar a qualidade do material. Desta forma garantimos a construção circular e um excelente balanço ecológico.

Disponível em toda a gama de perfis energeto: 4000,5000 e 8000, e na nova plataforma energeto neo®.

Bonding® inside

As janelas com vidro colado começaram a ser utilizadas pela primeira vez na indústria aeronáutica e automóvel pela segurança adquirida pelo vidro acoplado ao seu suporte. Há bastante tempo que a Aluplast, detetou e implementou esta vantagem competitiva, na criação e desenvolvimento de novos perfis de PVC para a fabricação de janelas eficientes.

Janelas com maior estabilidade e maior durabilidade. A colagem estabelece uma união extraordinariamente forte e permanente entre o rebordo do vidro e o respetivo suporte no perfil da folha de PVC. O peso do vidro é distribuído uniformemente por todo o comprimento, dando maior estabilidade à caixilharia.

Tecnologia de Colagem para uma maior segurança. A inovadora tecnologia Bonding Inside da aluplast permite a união perfeita e sem fissuras entre o vidro e o perfil de PVC da folha. Com esta solução, existe uma enorme vantagem importante na segurança anti-roubo (podendo obter a classificação RC2) e no aumento da resistência ao impacto, uma vez que o vidro e o perfil atuam como uma unidade estrutural sólida e resistente, o que torna a janela mais segura em caso de forte golpe acidental contra o vidro.

Economia e conforto em casa. Entre as inúmeras vantagens, destaca-se a melhoria do isolamento térmico, aumentando os níveis de eficiência energética ao evitar fugas de ar e troca de temperatura entre o interior e exterior das casas. Também melhora o isolamento acústico das janelas e reduz o ruído externo, melhorando a qualidade de vida e o conforto. A tecnologia Bonding Inside facilita igualmente a limpeza das janelas. Sem espaços entre o vidro e o perfil, não há acumulação da sujidade ou humidade nos cantos, facilitando a limpeza e a manutenção.


Foam® inside

A nova tecnologia utilizada na produção de perfis de PVC para janelas eficientes, permite que as câmaras centrais dos perfis de caixilharia, sejam preenchidas com uma espuma especial de poliuretano (um dos materiais isolantes mais usado na indústria de refrigeração e isolamento). Assim, as janelas preenchidas com espuma podem atingir excelente valores de isolamento térmico, apresentando um valor de condutibilidade térmica da janela eficiente até um Uw = 0,60 W/m²K (valor que garante a certificação de janelas Passivhaus).

Por outro lado, com este processo, os utilizadores das habitações reduzem ainda mais os custos com a fatura energética, contribuem ainda mais para conservar os recursos naturais utilizados para produção de energia, e assim, obter um ótimo impacte ambiental.

Vantagens do poliuretano. A espuma de poliuretano tem a propriedade especial de se expandir e penetrar no interior dos perfis. Devido ao aumento de volume durante a sua aplicação, as câmaras ocas são seladas e preenchidas em todo o perímetro até aos cantos, para um perfeito isolamento térmico. A quantidade exata de enchimento é calculada por um programa de software fornecido pela Aluplast.

Economia circular. Ao retirar as janelas após a vida útil e iniciar o processo de reciclagem, a espuma interna dos perfis pode ser facilmente separada do PVC, facilitando o reaproveitamento e reciclagem a 100% dos materiais.

Disponível em toda a gama de perfis energeto: 4000,5000 e 8000, e na nova plataforma energeto neo®.


Safetec® inside

Segurança, em primeiro lugar. A resistência à efração é a capacidade dos diferentes elementos construtivos de resistir a tentativas de entrada forçada. A tecnologia aluplast safetec® inside, também conhecida como vedante central ou triplo, é a barreira adicional que garante maior segurança e proteção antirroubo, implementada em todo o perímetro dos caixilhos das portas e janelas, evitando o efeito "alavanca" que qualquer ferramenta pode exercer do lado de fora.

A proteção contra roubo começa pelas janelas. A proteção antirroubo não deve ser negligenciada na construção de um novo edifício ou na reabilitação de recintos existentes, na maioria dos assaltos em casas particulares unifamiliares os ladrões entram pelas janelas, pois acreditam que podem ser os elementos mais fracos da fachada. Nesse sentido, conta cada minuto a mais que a janela consegue resistir a uma tentativa de assalto, conta.

O interior da Safetec impede tentativas de roubo, dificultando a alavancagem da lâmina e melhora o teste antifricção para um nível de resistência RC3 da® norma europeia EN 1627-30.

A classificação RC3 obriga o potencial intruso a destruir o recinto fazendo barulho e gastando muito tempo e ferramentas pesadas se quiser entrar, a companhia de seguros irá declará-lo como roubo (mesmo sem entrar) e terá de compensar os danos causados.

 

Traduzido por: Anfaje - Perspectivas